domingo, 21 de abril de 2013

Arquitetura Sustentável\ Casa Ecológica

Uma construção de casa ecológica / sustentável deve levar em conta o processo no qual o projeto é concebido, quem vai usar os ambientes, quanto tempo será sua vida útil e se, depois desse tempo, ela poderá servir para outros propósitos ou não. 
Por se tratar de uma construção ecológica que faz parte de uma Mostra de arquitetura, algumas características específicas tiveram que ser contempladas:
  • pouco tempo para execução;
  • vida útil de apenas dois meses (duração da exposição);
  • caráter didático do espaço (casa ecológica conceito).

Todos estes aspectos levaram a uma demanda por um sistema construtivo rápido, desmontável e que gerasse poucos resíduos. Além disso, a casa ecológica deve apresentar ao visitante um questionamento quanto aos paradigmas da vida contemporânea, hábitos de consumo e o impacto causado por suas escolhas no dia a dia. Afinal uma moradia é tão sustentável, quanto a pessoa que nela habita.

O projeto utiliza recursos arquitetônicos para reduzir a habitação à sua essência e conseguir a máxima eficiência nos espaços mínimos. Apresenta  soluções engenhosas que permitem que a casa, por diminuta que seja, ofereça um lugar para cada uma das funções básicas: descanso, alimentação, trabalho e higiene.  

 Planta Casa Ecológica

Layout sala de descanso
 
 
 

 
 

Nenhum comentário: