domingo, 28 de abril de 2013

Universidade constroi "Telhado Verde"

    Como muitas as vezes, ações Sustentáveis, de forma rapida, pratica e barata ajudam tanto ao meio ambiente. E não estamos antenados nisso. Veja.

O Design Verde é uma tendência da arquitetura moderna, e não estamos falando apenas da cor, mas sim de locais como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva.


  




Suas principais vantagens são:
  •  facilitar a drenagem,
  •  fornecer isolamento acústico e térmico,
  • produzir um diferencial estético e ambiental na edificação,
  • compensar parcialmente a área impermeável que foi ocupada no térreo da edificação.
Estudos de bioclimatismo indicam que, com o uso de coberturas vivas, seja possível melhorar em *90% as condições térmicas no interior da edificação, sem recorrer a sistemas de climatização ou ar-condicionado artificiais.
Atualmente existem no Brasil tecnologias eficazes e simples de telhados verdes, permitindo rápida amortização do investimento pela economia de energia e uso da área como jardim e lazer, quando em lajes planas. Outro fator de economia é a extensão da vida útil de uma cobertura com telhado verde em relação à convencional.


Essa e outras ideias. http://hypescience.com/as-10-ideias-sustentaveis-mais-curiosas

domingo, 21 de abril de 2013

Arquitetura Sustentável\ Casa Ecológica

Uma construção de casa ecológica / sustentável deve levar em conta o processo no qual o projeto é concebido, quem vai usar os ambientes, quanto tempo será sua vida útil e se, depois desse tempo, ela poderá servir para outros propósitos ou não. 
Por se tratar de uma construção ecológica que faz parte de uma Mostra de arquitetura, algumas características específicas tiveram que ser contempladas:
  • pouco tempo para execução;
  • vida útil de apenas dois meses (duração da exposição);
  • caráter didático do espaço (casa ecológica conceito).

Todos estes aspectos levaram a uma demanda por um sistema construtivo rápido, desmontável e que gerasse poucos resíduos. Além disso, a casa ecológica deve apresentar ao visitante um questionamento quanto aos paradigmas da vida contemporânea, hábitos de consumo e o impacto causado por suas escolhas no dia a dia. Afinal uma moradia é tão sustentável, quanto a pessoa que nela habita.

O projeto utiliza recursos arquitetônicos para reduzir a habitação à sua essência e conseguir a máxima eficiência nos espaços mínimos. Apresenta  soluções engenhosas que permitem que a casa, por diminuta que seja, ofereça um lugar para cada uma das funções básicas: descanso, alimentação, trabalho e higiene.  

 Planta Casa Ecológica

Layout sala de descanso
 
 
 

 
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Contêiners é alternativa na construçao de moradias sustentáveis

      Casas sao construidas aparti de container que passaram anos tranportando mercadorias de um porto ao outro, e ja sem ultilidade comercial viravam sucata.
A tendência se firmou nos EUA, e em paises da Europa. E esta cada vez mais criando adeptos no brasil.
      No brasil aproveitar contêiner para construçao de casas ainda nao é comum no entanto a procura pelo material vem crescendo muito. Usá-los na construçao de casa é uma forma  de reaproveitar este material que além de ser mais sustentável, pode ser econômico.
Construçoes com contêirner duram até 90 anos e custam muito menos de que os materias usados tradicionalmente para levantar uma casa.
As vantagens são notáveis: custos menores e tempo de obra bastante reduzido além de ter como ponto de partida valores socialmente corretos como a reciclagem e a sustentabilidade.
A idéia se estende também para as construções comerciais, podendo ser desde um simples quiosque como o Café Illy até grandes lojas como a Puma Container Store.






Esse tipo de construção também pode atender a demanda por construções de baixo custo, com rapidez de execução - de no máximo três semanas.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A construção civil é uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico brasileiro, porém é também uma das atividades que mais gera impactos ambientais negativos, influenciando de maneira significativa as taxas de desmatamento, de geração de resíduos e de emissão de gases de efeito estufa.
Aqui uma imagem de um predio construido de forma sustentavel, causando um menor impacto no meio Ambiente.
Com pequenas mudanças na construção de  um edifício , e com um aumento de custo pequeno que será ao longo do tempo compensado,a construção de um prédio sustentável
se torna algo simples e com efeitos beneficos ao Meio Ambiente e consequentemente a todo população com baixa emissão de gases,pouca geração de resíduos etc....

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sustentabilidade ambiental


Nas construções dos estágio brasileiros, que vão sediar a copa do mundo em 2014, eles tem como estrategias a sustentabilidade ambiental. No estadio de Brasilia vai utilizado o aproveitamento da luz solar um dos primeiros estádios que terá a geração de energia através da luz solar,  sera utilizado o uso de racionamento de água usos de materiais e recursos, espaços sustentável e inovações.
O estadio do  Maracanã tem como projeto o reuso da água de chuva,  sua nova cobertura absorvera a água da chuva para ser utilizada  de novo,  terá o aproveitamento dos recursos naturais e reciclagem dos materiais    
diminuído  o impacto ambiental.
O teto do estadio de Porto Alegre absorvera menos calor e terá autolimpantes que retira os resíduos utilizando o minimo de água possível no vasos sanitários masculino,  o aproveitamento de consumo energia será através da utilização de lâmpadas de LED e luminárias.
Na arena da Amazônia estar sendo adotado varias medidas sustentáveis na compra de materiais ecologicamente corretos e o controle de resíduos. Em Manaus a cidade e muito quente ,  a ventilação e
iluminação serão naturais ,  pelo fato da cobertura do estadio ser metálica ela criara um isolamento térmico.  



http://www.signi.com.br/noticias.php?ID=1474&